terça-feira, 29 de setembro de 2009

GANSOS & PATÊS

A maioria dos pais não está interessada na educação dos seus filhos. Talvez nem saiba o que seja isso.
Tenho uma amiga que, vivendo em uma cidade do interior, viu-se diante da encruzilhada difícil: “Qual a melhor escola para meu filho?” Pôs-se a campo visitando as tidas como as melhores. A cena se repetia. O diretor ou diretora se encontrava com a perspectiva de uma matrícula a mais. Fazia seus melhores esforços para convencer a mãe. Mostrava-lhes salas, laboratórios, quadras de esportes. Terminada a excursão, minha amiga tinha duas perguntas a fazer.
“-O senhor sabe, nosso mundo é competitivo, há o vestibular no horizonte, o mercado de trabalho, e eu gostaria de saber como é que sua escola lida com esses problemas...” O diretor, seguro de sua filosofia de educação, respondia:“-Essa é nossa grande preocupação. Precisamos preparar as crianças para o futuro. Assim, nossos professores são orientados no sentido de apertá-las ao máximo para que sejam vencedoras. Quanto a isso a senhora pode estar tranqüila.” Aí ela continuava:“-Sua resposta me esclareceu muito. Mas há uma última pergunta que quero fazer. As crianças passam apenas um período na escola. No outro período elas ficam com o tempo livre. O que fazer com esse tempo?”Respondia o diretor: “-A resposta a essa pergunta já está implícita no que eu lhe disse. Não permitimos que as crianças tenham esse tempo ocioso. Damos tanta lição de casa que elas têm de trabalhar o dia inteiro...”Aí a minha amiga concluía:“-Sabe, senhor diretor, eu acho que a infância é um tempo tão bonito que é triste apertar as crianças em nome de um futuro hipotético. As crianças não podem viver hoje em função do amanhã.”
Ela peregrinou de escola em escola e era sempre a mesma coisa. Até que chegou a uma periferia, condições físicas precárias, diretor esquisito. Perguntado sobre sua filosofia de educação, ele respondeu: “-Acho que a coisa mais importante para as crianças nessa fase é que elas aprendam a se comunicar. Que aprendam a amar os livros. Que gostem de escrever. Uma criança que ama os livros tem o mundo aberto a sua frente...”
Minha amiga matriculou o seu filho nessa escola e ainda fez propaganda.
É preciso reconhecer que essa amiga anda na direção contrária. A maioria dos pais caminha na outra direção. Querem escolas fortes, que apertem, que preparem seus filhos para o vestibular, que encham o tempo dos alunos com um mundo de lições.
Vi, na antiga revista Life, a foto de um ganso sendo engordado para que seu fígado ficasse dilatado, próprio para ser transformado em patê. O cuidador do ganso segurava sua cabeça apontando para cima, um funil enfiado em seu bico, por onde a comida era enfiada, à força. Terminada a operação, para evitar que ele vomitasse a comida que ele não queria comer, seu pescoço era amarrado. Essa imagem dispensa explicações. Quem é o ganso? Quem é aquele que segura a cabeça do ganso? Quem é aquele que lhe enfia a comida goela abaixo? E o patê? Quem vai comer o patê? De uma coisa eu sei. Não será o ganso...
Rubem Alves
Educador e escritor

dinamica das flores.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL FLORES DO CERRADO
CHAPADÃO DO CÉU – GO

Planejamento de leitura

Dinâmica das flores.

É um diálogo.

A partir deste texto trabalharemos o gênero, a estrutura e mais outros aspectos que certamente surgirá no desenvolvimento da aula.
Lembrando que a leitura na escola não precisa ser sempre acompanhada de exercícios, afinal, a leitura já é, em si, uma atividade.
Nesse sentido a leitura será prazerosa, pois realizaremos ela através de uma dinâmica bem divertida. Certamente faremos alguns questionamentos interpretativos, mas que sejam possíveis de ser respondidos pelos alunos. Eis alguns deles:
_Você gostou desse tipo de leitura?
_O que você achou mais significativo em relação ao conteúdo que trás o texto comparando à dinâmica realizada?
_Que portadores textuais você conhece?
_Que portadores textuais você conhece?
_Na sua opinião, qual tipo de texto você acha mais interessante para as crianças da sua idade? Por quê?



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL FLORES DO CERRADO
CHAPADÃO DO CÉU – GO


Li, gostei e achei muito interessante....

Atenção queremos saber de você!!


Um texto de perguntas e respostas onde tem várias melodias de musicas respondendo um questionário sobre biografia de uma pessoa desconhecida.
Faremos a leitura de uma forma criativa, divertida e prazerosa, pois leremos o texto cantando e sempre mudando a melodia e a letra das partes do texto que retrata músicas conhecidas.
Nesta perspectiva de avaliações do IDEB, faremos depois uma produção coletiva com objetivo de produzir um texto com coerência. Neste momento destacaremos somente a concordância verbal, letra maiúscula em inicio de frase, pois trata-se de perguntas e respostas.



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL FLORES DO CERRADO
CHAPADÃO DO CÉU – GO

Como escolhemos realizar essas atividades de leitura na sala do 5º ano, procuramos ler todos os textos que vem na matriz de Referencia de Língua Portuguesa – Saeb/Prova Brasil tópicos e Descritores – 4ª série do Ensino Fundamental!

Através dessas atividades desenvolveremos:
- Procedimentos de leitura;
-Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.
- Relação dentre textos.
-Coerência e coesão no processamento do texto.
-Relações entre recurso expressivos e efeitos de sentido.
- Variação lingüística.

Dentre os treze textos trabalharemos todos, mas intercalando entre duas semanas, não esquecendo de avaliar o desenvolvimento da atividade durante todo esse processo. Pensamos assim ao planejar esses textos ajudarem os alunos sem a cobrança e sim ajudando-os de uma forma significativa e prazerosa.




ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL FLORES DO CERRADO
CHAPADÃO DO CÉU – GO


Li e é importante para desenvolver as habilidades, como localizar informações explicitas e inferir as implícitas em um texto.
As informações implícitas exigem maior habilidade para que possam ser inferidas, visto exigirem do leitor que extrapole o texto e reconheça o que não está textualmente registrado e sim subentendido ou pressuposto.
Os textos nem sempre apresentam uma linguagem literal. Deve haver, então, a capacidade de reconhecer novos sentidos atribuídos às palavras dentro de uma produção textual. Além disso, para a compreensão do que é conotativo e simbólico, é preciso identificar não apenas a idéia, mas também ler nas entrelinhas, o que exige do leitor um conhecimento de mundo. A tarefa do leitor competente é, portanto, aprender o sentido global do texto.
É relevante ressaltar que além de localizar informações explicitas, inferir informações implícitas e identificar o tema de um texto, nesse tópico, deve-se também distinguir os fatos apresentados da opinião formulada acerca desses fatos em textos narrativos e argumentativos. Reconhecer essa diferença é essencial para que o aluno possa tornar-se mais critico, de modo a ser capaz de distinguir o que é um fato, um acontecimento, da interpretação que lhe é dada pelo autor do texto.

Relatos elaborados pela professora Nataly.

O teu trabalho é descansar em mim.

Não tenha sobre ti
Um só cuidado qualquer que seja
Pois um somente um
Seria muito para ti

É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim
É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim


Não temas quando enfim
Tiveres que tomar decisão
Entrega tudo a Mim
Confia de todo coração

É de Deus e não é seu...

É Meu somente Meu todo trabalhoE o teu trabalho é descansar em Mim
É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim

Ludmila Ferber
Composição: Josué Rodrigues e Jeffinho