terça-feira, 29 de setembro de 2009

dinamica das flores.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL FLORES DO CERRADO
CHAPADÃO DO CÉU – GO

Planejamento de leitura

Dinâmica das flores.

É um diálogo.

A partir deste texto trabalharemos o gênero, a estrutura e mais outros aspectos que certamente surgirá no desenvolvimento da aula.
Lembrando que a leitura na escola não precisa ser sempre acompanhada de exercícios, afinal, a leitura já é, em si, uma atividade.
Nesse sentido a leitura será prazerosa, pois realizaremos ela através de uma dinâmica bem divertida. Certamente faremos alguns questionamentos interpretativos, mas que sejam possíveis de ser respondidos pelos alunos. Eis alguns deles:
_Você gostou desse tipo de leitura?
_O que você achou mais significativo em relação ao conteúdo que trás o texto comparando à dinâmica realizada?
_Que portadores textuais você conhece?
_Que portadores textuais você conhece?
_Na sua opinião, qual tipo de texto você acha mais interessante para as crianças da sua idade? Por quê?



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL FLORES DO CERRADO
CHAPADÃO DO CÉU – GO


Li, gostei e achei muito interessante....

Atenção queremos saber de você!!


Um texto de perguntas e respostas onde tem várias melodias de musicas respondendo um questionário sobre biografia de uma pessoa desconhecida.
Faremos a leitura de uma forma criativa, divertida e prazerosa, pois leremos o texto cantando e sempre mudando a melodia e a letra das partes do texto que retrata músicas conhecidas.
Nesta perspectiva de avaliações do IDEB, faremos depois uma produção coletiva com objetivo de produzir um texto com coerência. Neste momento destacaremos somente a concordância verbal, letra maiúscula em inicio de frase, pois trata-se de perguntas e respostas.



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL FLORES DO CERRADO
CHAPADÃO DO CÉU – GO

Como escolhemos realizar essas atividades de leitura na sala do 5º ano, procuramos ler todos os textos que vem na matriz de Referencia de Língua Portuguesa – Saeb/Prova Brasil tópicos e Descritores – 4ª série do Ensino Fundamental!

Através dessas atividades desenvolveremos:
- Procedimentos de leitura;
-Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.
- Relação dentre textos.
-Coerência e coesão no processamento do texto.
-Relações entre recurso expressivos e efeitos de sentido.
- Variação lingüística.

Dentre os treze textos trabalharemos todos, mas intercalando entre duas semanas, não esquecendo de avaliar o desenvolvimento da atividade durante todo esse processo. Pensamos assim ao planejar esses textos ajudarem os alunos sem a cobrança e sim ajudando-os de uma forma significativa e prazerosa.




ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL FLORES DO CERRADO
CHAPADÃO DO CÉU – GO


Li e é importante para desenvolver as habilidades, como localizar informações explicitas e inferir as implícitas em um texto.
As informações implícitas exigem maior habilidade para que possam ser inferidas, visto exigirem do leitor que extrapole o texto e reconheça o que não está textualmente registrado e sim subentendido ou pressuposto.
Os textos nem sempre apresentam uma linguagem literal. Deve haver, então, a capacidade de reconhecer novos sentidos atribuídos às palavras dentro de uma produção textual. Além disso, para a compreensão do que é conotativo e simbólico, é preciso identificar não apenas a idéia, mas também ler nas entrelinhas, o que exige do leitor um conhecimento de mundo. A tarefa do leitor competente é, portanto, aprender o sentido global do texto.
É relevante ressaltar que além de localizar informações explicitas, inferir informações implícitas e identificar o tema de um texto, nesse tópico, deve-se também distinguir os fatos apresentados da opinião formulada acerca desses fatos em textos narrativos e argumentativos. Reconhecer essa diferença é essencial para que o aluno possa tornar-se mais critico, de modo a ser capaz de distinguir o que é um fato, um acontecimento, da interpretação que lhe é dada pelo autor do texto.

Relatos elaborados pela professora Nataly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário